sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fazenda Remanso, mergulho no São Francisco





























E eu que achava que já conhecia bem o município de Piranhas, na minha opinião, o lugar mais lindo de Alagoas. Eu e Rosina fomos apresentados ao Remanso por nossa amiga Evelina, que sempre falava deste local às margens de um transparente, cristalino, azul e verde esmeralda, Rio São Francisco.

A Fazenda Remanso, no distrito de Entremontes, alto sertão alagoano, funciona como pousada, tocada por sua proprietária, Jacqueline, com quartos de 110 reais para até 3 pessoas, simples e confortável, com ar condicionado e serviço de quarto. A comida do lugar, capitaneada pela simpática Cila, é um espetáculo a parte, com refeições como a pituzada e a tilápia. O café da manhã, incluso no preço do quarto, é bem servido, e típico da região, muito cuscuz, inhame, queijo coalho e frutas da estação.

Mas o maior espetáculo é o próprio São Francisco, limpo e cristalino neste trecho, de águas calmas próximas das margens. O banho refrescante naquelas paragens semi-desérticas é uma delícia difícil de descrever. Também é possível alugar os serviços da canoa do Seu Raul, para a prainha deserta na margem oposta, em Sergipe, ou visitar Angico, e fazer a trilha onde Lampião teve seu derradeiro fim, conhecer Entremontes, suas rendeiras e centro histórico, ou mesmo ir à Piranhas, a cidade lapinha do São Francisco.

Como chegar?

300 Km saindo de Maceió pela AL 101 Sul. Na Barra de São Miguel seguir pelo acesso até a BR 101. Na BR 101, virar a esquerda (sentido sul) até o entroncamento com a AL 220, pegue esta estrada até o distrito de Piau. Em Piau, entrar na última rua asfaltada a esquerda e seguir em frente até virar estrada de terra. Daí em diante é só seguir as placas pra Entremontes, antes de chegar lá vai encontrar a entrada com indicação pro Remanso. Ufa! Mas vale à pena.

Fotos da Viagem (fotos PB e noturnas por Rosina Pérez).















Nenhum comentário:

Postar um comentário