terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Coisa Linda no Grito Rock 2010

Massa do mundo a participação do Coisa Linda Sound System nas edições Maceió e Recife do Grito Rock America do Sul 2010. Na noite de sexta-feira 05/02, o coletivo Popfuzz promoveu uma linda festa em Maceió, provando que a diversidade é a cara do carnaval. O evento aconteceu dentro da programação do Jaraguá Folia, tradicionais prévias carnavalescas da capital alagoana, no bairro histórico de Jaraguá. Os shows conviveram harmoniosamente com os blocos de marchinhas e frevos que desfilavam nas ruas ao lado da Praça Marcílio Dias, onde rolou o Grito Rock.

O evento teve presença massiva do público rocker da cidade e dos curiosos que não esperavam aquele tipo de música no carnaval. Entre maceioenses e turistas, o povo aplaudiu as bandas que se apresentaram no evento, grupos vindos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, além dos artistas alagoanos de Arapiraca e Maceió.

Final do excelente show do Gato Negro, hora do Coisa Linda subir no palco.

O show foi concentrado no repertório do novo disco, Da Vida e do Mundo. A turma da banda estava no gás total e todos concordam que foi um dos shows mais legais dos últimos meses. O público também curtiu a apresentação e comprou discos na Banquinha Popfuzz. Esperamos que curtam bastante e apareçam nos shows!

Perdi algumas bandas no final do evento, tinha que descansar um tanto. Na manhã seguinte partiríamos pro Grito Rock Recife!

8:00 da matina. Passar na casa dos cabra, carregar o carro e partir pra Pernambuco. A viagem foi tranqüila, eu no volante, Aldo Jones na função de DJ, Dinho e Peixinho na comédia lá atrás. Pura fuleiragem.

Chegando a Recife, colamos rapidinho na casa do pessoal do Lumo Coletivo, e viva o Google Maps! A turma nos recebeu super bem por lá, com uma feijoada incrível sob as sombras das árvores. Uma conversa boa, prosa vai, prosa vem, e Peixinho tratou de descolar umas cervejas. Ficamos nessa por aí, fizemos contato com o pessoal do Coletivo Mundo, de João Pessoa, e com as bandas com quem dividiríamos o palco logo mais a noite. Fomos descansar um pouco, mas o excesso de riso nos impedia de pregar o olho. Peixinho além de ótimo baterista, tem uma veia comediante incontrolável, Dinho também não facilita na tiração de onda. Dizem que rir faz bem pro coração. Ótimo.

À noite o pessoal do Lumo nos levou pra fazer um rango e seguimos pro show. Chegamos ao espaço onde acontecia o evento na comunidade de Santo Amaro e encontramos muitas crianças e moradores que assistiam curiosos ao rock de bandas do Piauí, Paraíba e Pernambuco. Chegou nossa hora de tocar e subimos no palco do Grito Recife. Apresentamos o mesmo set da noite anterior, que também teve uma boa receptividade por parte do público presente.

Ambos os eventos estão de parabéns pela capacidade de integrar, de juntar tudo e misturar. O Coletivo Popfuzz em Maceió por fazer o rock em harmonia com o carnaval, agregando novos públicos, promovendo a diversidade cultural e a tolerância entre as diferenças. O Lumo Coletivo por promover o evento em uma comunidade que dificilmente teria acesso a bens culturais como shows de rock através da TV aberta ou das FM Jabá, uma iniciativa de formação de platéias e democratização de acesso à música urbana produzida nas cidades do nordeste. Parabéns aos coletivos, ao Circuito Fora do Eixo, e obrigado pelo convite. Acompanhe também as experiências dos camaradas Sex on the Beach (PB) e Caldo de Piaba (AC) nos relatos de suas respectivas turnês. Veja a cobertura do Grito Maceió no Sirva-se. (Foto por Vanessa Mota).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi maravilhoso, parabéns ao Popfuzz e ao pessoal do Lumo Coletivo! Além das rezenhas, fuleiragens, danças e gargalhadas, ainda teve um duelo entre PEIXE v.s. MOSQUITO.

    ResponderExcluir